Fim do carnaval e início da quaresma.

cinzaspiscantes

A separação do Carnaval e o período da Quaresma inspira um vasto grupo de tradições folclóricas, aE o Carnaval em São João Nepomuceno chegou ao seu final. Na avaliação da maioria da população o saldo dos festejos de Momo foi, de certa forma, positivo.

Na opinião do Portal Fatos Net foi um carnaval de muita alegria e poucos visitantes, porém, com melhor qualidade, ou seja, houve apenas a diminuição de turistas, mas os poucos que nos visitaram vieram à cidade com a intenção de apenas se divertir. A equipe do portal registrou uma trágica ocorrência, a tentativa de homicídio ocorrida em uma rua do centro na madrugada da terça-feira (4/03), no mais, as mesmas brigas de sempre, motivadas pelo abuso nas bebidas alcoólicas.

Neste último dia do carnaval a programa foi semelhante a do domingo (2/03): Samba na Matriz; Bloco da Girafa; desfile das escolas de samba ESACA e Caxangá; e a Roda de Samba Na passarela com Roger Resende e Banda.

Aliás, um dos destaques nos festejos deste ano foram as proibições de músicas que não fizessem parte do contexto da festa, como funk, rock, entre outras. Nos pontos determinados para que o carnaval fosse comemorado, só foram executas as marchinhas e sambas que fizeram e fazem sucesso até os dias de hoje, o que possibilitou às famílias saírem de casa e participar da festa sem muitos incidentes violentos.

O carnaval se foi e o Tempo da Quaresma se inicia. É o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado pela Igreja Católica. Para melhor entendimento, a expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). O adjetivo referente a este período é dito quaresmal ou, mais raro, quadragesimal.lgumas oriundas de ritos anteriores ao Cristianismo. Nestes quarenta dias, muitas pessoas fazem promessas de não comer carne vermelha, não consumir bebidas alcoólicas, entre outras, como forma de preparação a Páscoa que será comemorada em 20 de abril.

avatar

Sobre João Carlos Santana

Jornalista, Colunista, Repórter do Fatos Net e Apresentador do Programa Naquela Mesa...